quinta-feira, 11 de maio de 2017







Bronquiolite



O que é?

A bronquiolite é uma inflamação da mucosa do trato respiratório inferior, geralmente de etiologia viral. O vírus mais freqüente envolvido é o vírus sincicial respiratório (VSR), embora muitos outros possam levar a essa condição, como o influenza vírus, metapneumovírus, bocavírus, rinovírus, adenovírus, etc.
É a causa mais comum de infecção do trato respiratório inferior em crianças até os dois anos de idade, sendo o principal motivo de internação por causas respiratórias em lactentes. Tem um padrão epidêmico com prevalência no outono e inverno. Durante o período de inverno, é a causa mais freqüente de hospitalização.
É caracterizada por aumento de secreção de muco, edema e necrose do epitélio da mucosa, associada ou não a broncoespasmo, com obstrução das vias aéreas.

Sinais e Sintomas


- Coriza, tosse, irritabilidade, anorexia, febre e, em alguns casos, vômitos.
- Em aproximadamente 24 a 48 horas podem surgir taquipnéia, sibilância, tiragem, batimentos de asas do nariz, crepitações finas e desidratação.
- Em menores de 6 semanas também pode ocorrer apnéia.
- Há cianose dependendo do grau de hipoxemia e da taxa de hemoglobina. Outros achados incluem conjuntivite leve, faringite e otite média.

Duração

A infecção é auto-limitada. Na ausência de complicações a doença geralmente não ultrapassa uma semana.

Tratamento

 A grande maioria dos pacientes com bronquiolite viral aguda apresenta a forma leve da doença, sendo tratada em nível ambulatorial. Entretanto, cerca de 1 a 3% necessitam hospitalização e, destes, até 15% podem exigir cuidados em unidade de terapia intensiva pediátrica.
Nenhum tratamento farmacológico estudado até o momento tem sido efetivo em reduzir o número de hospitalizações ou a necessidade de ventilação mecânica nos pacientes com bronquiolite viral aguda. Os antibióticos não devem ser prescritos, exceto para casos que apresentem infecção bacteriana coexistente.
O tratamento indicado é de hidratação e, em casos mais graves, oxigenoterapia ou mesmo, suporte ventilatório. A necessidade de ventilação mecânica pode desenvolver-se secundária a fadiga, apnéia (principalmente em lactentes menores de 3 meses) ou hipoxemia refratária. Ocorre em cerca de 1 a 15% dos pacientes internados, chegando em até 36% daqueles com patologia cardíaca ou respiratória prévia.

Fisioterapia na Bronquiolite Viral Aguda

                 A fisioterapia atua com o propósito de desobstruir as vias aéreas, manter volumes pulmonares e, consequentemente, manter uma oxigenação adequada.
O tratamento fisioterapêutico pode ser indicado durante todo o curso da BVA, em nível ambulatorial, de emergências, em enfermarias e nas unidades de terapia intensiva pediátricas.
São utilizadas técnicas de remoção de secreção como vibrocompressão, desobstrução rinofaríngea retrógrada, tosse estimulada e, quando necessária, aspiração de vias aéreas superiores.

DRRI

A Desobstrução Rinofaríngea Retrógrada com Instilação de soro fisiológico á 0,9% (DRRI) é uma manobra de inspiração forçada que tem o objetivo de remover secreções da rinofaringe. Com o aumento da velocidade do fluxo aéreo provocado pela técnica, a pressão diminui diante dos orifícios sinusais favorecendo a mobilização das secreções destas cavidades para o conduto rinofaríngeo principal.

Tosse

                Consiste em um importante mecanismo de expulsão de secreções. Através da estimulação do transporte mucociliar, a tosse tem efeito direto sobre a expulsão de secreções das vias aéreas, podendo ser estimulada, em especial nas crianças pequenas, usando um movimento circular ou vibratório dos dedos contra a traquéia ou com auxilio de uma espátula.

Aspiração

                Utilizada em crianças incapazes de realizar uma tosse eficaz e que tenham acúmulo de secreções nas vias aéreas. Esta técnica é utilizada para manter preservadas as vias aéreas, garantindo adequada oxigenação e ventilação.


Mesmo que não existem evidências diretas, a fisioterapia respiratória tem sido cada vez mais utilizada e indicada na bronquiolite aguda com objetivo de desobstrução, higiene brônquica, prevenção de atelectasias, podendo contribuir para diminuição da resistência das vias aéreas, promover melhor ventilação-perfusão e diminuir o trabalho ventilatório pela remoção do excesso de muco. 





Até a próxima! :)

Redes sociais:

Instagram: @fisioterapiasimplificada
Facebook: https://www.facebook.com/Fisioterapia-Simplificada-1605850806374351/

Nenhum comentário:

Postar um comentário